Get Adobe Flash player

Archive for the ‘Cidadania’ Category

Produtos mais consumidos em supermercado subiu 7,27% em 2012

O aumento das vendas nos supermercados no ano de 2012 esteve diretamente ligado ao crescimento da renda e à manutenção do emprego. A avaliação foi feita pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada. De acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela entidade, as vendas cresceram 5,3% na comparação com o acumulado do ano anterior. Em dezembro, a alta foi 5,37%, contra o mesmo mês de 2011, e 28,71% na comparação com novembro de 2012.

Segundo a Abras, o preço da cesta com os 35 produtos mais consumidos subiu 7,27% no ano passado, passando de R$ 318,64, em dezembro de 2011, para R$ 341,80, em dezembro de 2012. Em relação a novembro de 2012, a alta foi 1,47%. Read the rest of this entry »

Termina hoje prazo para matrícula da primeira chamada do ProUni

Termina hoje (31) o prazo para os candidatos pré-selecionado na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) providenciarem a matrícula nas instituições de ensino. Para garantir o benefício, os estudantes devem entregar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

No site do ProUni estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudos do programa. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos, de conclusão do ensino médio, entre outros.

No dia 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês. Quem não for selecionado nas duas chamadas pode aderir à lista de espera na página do ProUni nos dias 24 de 25 de fevereiro. Read the rest of this entry »

Crise reduz emprego entre jovens e pode afetar futuras gerações em todo o mundo

Uma das consequências mais cruéis da crise econômica mundial, que atinge severamente os países europeus desde 2009, é o aumento do desemprego entre os jovens, que já tem desvantagem natural no mercado de trabalho pela falta de experiência. Na Espanha e na Grécia, por exemplo, os índices de desocupação chegam a 50% entre as pessoas de 15 a 24 anos. Estes números podem ser ainda maiores, já que aqueles que desistiram de procurar emprego não entram na conta.

O desemprego entre estes jovens tem elevado os riscos do surgimento de uma “geração perdida” com milhares de recém-formados fora do mercado de trabalho, segundo o estudo Tendências Mundiais de Emprego da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O documento aponta que a proporção de jovens desempregados no mundo aumentou para 12,6% em 2012 e estima que 73,8 milhões deles estão sem trabalho. Read the rest of this entry »

Escola de samba mirim ensina técnicas de reciclagem de materiais em projeto de moda ecológica

Inovação e conscientização ambiental são palavras que ditam a cadência do samba na agremiação mirim Pimpolhos da Grande Rio. Para a escola mirim de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a questão ambiental é sempre uma preocupação, tanto na preparação das fantasias e adereços quanto na conscientização das crianças que integram o grupo.

A vocação da escola para a preservação ambiental foi aproveitada pela Secretaria Estadual do Ambiente para capacitar alunos de seu projeto Ecomoda, que ensina a moradores de comunidades carentes técnicas de corte e costura com foco na reutilização de materiais. Read the rest of this entry »

Governo estadual desiste de demolir Aldeia Maracanã

Prevaleceu o bom senso. O governador Sérgio Cabral decidiu não mais demolir o prédio, construído em 1862, que durante muito tempo abrigou o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), depois transformado em Funai e, até 1978, foi a sede do Museu do Índio.

Em nota divulgada pelo Palácio Guanabara no início da tarde de ontem (28), o governo informa que “O Estado ouviu as considerações da sociedade a respeito do prédio histórico, datado de 1862, analisou estudos de dispersão do estádio e concluiu que é possível manter o prédio no local”.

A nota, porém, deixa claro que os índios serão despejados do prédio antigo que deverá ser reformado pela empresa que ganhar o direito de administrar o estádio do Maracanã. O destino do prédio, que muitos defendem que seja um centro de referência indígena, segundo a nota, será decidido futuramente pelos governos estadual e municipal. Read the rest of this entry »