Get Adobe Flash player

MetrôRio vai operar de forma ininterrupta durante o carnaval

O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de folia. Os trens circularão, sem interrupção, das 5h de sexta-feira (08/02) às 23h de terça-feira (12/02) – com extensão até às 2h de quarta-feira (13/02) nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório.

A partir do meio-dia de sábado (09/02), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem transferência. A operação especial se repetirá entre as 5h de sábado (16/02) e 23h de domingo (17/02), para atender ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

Cartão Temático é a grande novidade

O MetrôRio lança, como grande novidade de sua operação de Carnaval, o Cartão Metrô Folia 2013. O objetivo do novo cartão, que tem edição limitada e será comercializado a partir de 01/02, é propiciar aos passageiros um embarque mais rápido durante os dias de folia. Ele será aceito em todas as estações do MetrôRio e no serviço Metrô Na Superfície, respeitando as regras de integração. Após seu uso, ficará com o passageiro, se tornando um inesquecível souvenir do Carnaval Carioca.

O cartão temático, que dará direito a cinco viagens, será comercializado pelo valor promocional de R$ 15 nas bilheterias de oito estações: Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema/General Osório. A venda acontecerá entre 01/02 e 17/02. O cartão será válido entre 08/02 e 28/02.

Durante toda a Operação Especial de Carnaval, as bilheterias das estações permanecerão abertas, à exceção da Estação Cinelândia, que não comercializará cartões no sábado (09/02), por conta do desfile do Bola Preta. Além do cartão Metrô Folia 2013, os clientes poderão embarcar nas estações utilizando os cartões Pré-Pago, Vale Transporte, Bilhete Único Estadual e Cartões de Integração.

Sapucaí e Terreirão do Samba

O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Os clientes têm de ter atenção no desembarque: quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mais Não Cai tem que desembarcar pela Estação Central. A Estação Praça Onze é destinada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se preparam do lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão para o Terreirão do Samba, a Estação Central é a indicada.

Blocos

O esquema especial do MetrôRio também procura facilitar a vida de quem vai aproveitar os principais blocos da cidade. A Concessionária recomenda que os cartões sejam comprados antecipadamente.

Centro da Cidade: No sábado de carnaval, as bilheterias da estação Cinelândia estarão fechadas. O acesso ao sistema por essa estação, durante todo o dia, só será permitido para quem tiver adquirido previamente os cartões Metrô Folia 2013, Pré-Pago, Unitário ou possuir Vale Transporte/Bilhete Único Estadual. Quem tiver a necessidade de comprar o cartão de embarque terá que se dirigir à Estação Carioca, situada a cerca de400 m da Cinelândia, onde as bilheterias funcionarão todo o tempo. O esquema se repetirá no dia 17/02, para o desfile do Monobloco.

Ipanema: A estação contará com reforço no seu contingente para atender aos foliões. Os ônibus Metrô Na Superfície e Barra Expresso terão o ponto final transferido para a Estação Siqueira Campos.

Glória: Na segunda-feira de Carnaval (11/02), por conta do desfile do bloco Sargento Pimenta, a Estação Glória terá seu funcionamento alterado. O acesso Outeiro será usado exclusivamente para embarque. Para o desembarque, deverá ser utilizado o acesso Rua da Glória.

Atendimento a turistas

O MetrôRio disponibilizará 28 atendentes trilíngues (português, inglês e espanhol), que estarão preparados para tirar qualquer dúvida dos turistas a respeito dos itinerários e saídas mais próximas aos principais desfiles de blocos e ao Sambódromo. Os tradutores estarão à disposição nas estações Cinelândia (durante os desfiles do Bola Preta e Monobloco), Ipanema/General Osório (para atender aos foliões que forem aos blocos Simpatia é Quase Amor, Vem Ni Mim que sou Facinha, Banda de Ipanema e Afroreggae), Glória (Bangalafumenga e Sargento Pimenta), Central e Praça Onze (em ambas, durante todas as noites de desfiles no Sambódromo).

Funcionamento de estações

Durante o esquema especial do Carnaval 2013, 32 das 35 estações do MetrôRio funcionarão em tempo integral. As estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã fecharão na meia-noite de sexta (08/02) para sábado (09/02) e reabrirão às 5h do sábado, fechando à meia-noite de sábado (09/02) para domingo (10/02). Essas três estações reabrem normalmente às 05h de quarta-feira (13/02).

Integrações

No carnaval, os serviços Metrô na Superfície e Barra Expresso terão o ponto final transferido da Estação Ipanema/General Osório para a Estação Siqueira Campos e não funcionarão ininterruptamente, assim como as Linhas Expressas, que terão horários definidos de operação. As linhas 913/616 (Nova América/Del Castilho – Fundão) não funcionarão durante o período do carnaval, voltando a circular somente na quinta-feira (14/02), a partir das 13h.

Desfile das Campeãs

O esquema especial retornará às 05h de sábado (16/02) e se estenderá até as 23h de domingo (17/02), facilitando o deslocamento do público e dos foliões que participarão do Desfile das Campeãs, no Sambódromo. A exemplo dos quatro dias de folia, as estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã estarão fechadas neste período e reabrirão somente na segunda-feira (18/02). As estações Uruguaiana e Cinelândia fecharão à meia-noite de sábado (16/02) e reabrirão às 07h de domingo (17/02).